Índia Antiga (Resumo)

india-mapaNas proximidades do rio Indo, por volta do terceiro milênio a.C., surgem os primeiros centros urbanos, cujos habitantes, os dravidianos, desenvolveram um eficiente sistema de água e esgoto para enfrentarem o degelo do Himalaia. Além disso, comercializavam com outros povos, roupas de algodão, joias, pedras semipreciosas, utensílios domésticos, brinquedos. Esse povo era governado por príncipes, conhecidos como marajás.

Por volta de 1800 a.C., os arianos, povo nômade da Ásia Central, conquistaram os dravidianos e impuseram seu domínio na região. Da fusão cultural desses dois povos, surgiu a cultura hindu, fortemente marcada pela religião, o vedismo – um conjunto de hinos religiosos…

Denominam-se Vedas os quatro textos, escritos em sânscrito por volta de 1500 a.C., que formam a base do extenso sistema de escrituras sagradas do hinduísmo, que representam a mais antiga literatura de qualquer língua indo-europeia. A palavra Veda, em sânscrito significa “conhecimento”

O hinduísmo é um conjunto de doutrinas e práticas religiosas que passou a reger praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e da organização social dessa população. Além disso, com base nestes preceitos, a sociedade indiana foi dividida em castas.

As castas organizaram a sociedade indiana durante vários séculos. Dentro desse modelo, a condição de um indivíduo é determinada pelo seu nascimento. Em cada uma das castas observamos o direito nato de exercer determinadas profissões definidoras do prestígio e da posição social. Assim, a organização era dividida em:

  • Brâmanes, classe superior, que eram os líderes religiosos, os únicos que tinham acesso aos textos sagrados e eram responsáveis por sua rigorosa aplicação.
  • Guerreiros, que defendiam o território e ocupavam cargos políticos.
  • Mercadores, que se dedicavam ao comércio.
  • Parias ou intocáveis, pessoas incumbidas de serviços considerados degradantes. De modo geral, os párias realizavam atividades em que lidavam com animais mortos ou dejetos humanos. Eram sapateiros, curtidores, coveiros, limpadores de fossa…

No século VI a.C., o Período Védico é marcado por intensas transformações nos campos religioso e intelectual. É nessa época que notamos a profunda transformação empreendida principalmente pelo Budismo.

Fundada pelo líder religioso Siddhartha Gautama (em sânscrito, Buda, “o iluminado”),  o Budismo prega uma prática religiosa marcada pelo ascetismo e a constante reflexão espiritual.

Os ensinamentos budistas sintetizavam-se nos seguintes temas:
-  nada é permanente;
-  a realidade é mutável e não existe nada que seja indestrutível;
-  a vida é dor;
-  a causa da dor é o desejo;
-  o fim da dor é obtido com o fim do desejo...
- o fim do desejo é obtido pela prática das regras morais e da
  disciplina ascética.

Em resumo, o budismo apregoa que, enquanto o indivíduo não se liberta do desejo, está submetido ao ciclo do renascimento (reencarnação).

No século seguinte – século V a.C., os hindus (nome pelo qual a civilização indiana era designada) sofreram com a expansão do Império Persa e, no século IV a.C., os macedônicos – liderados por Alexandre, O Grande – venceram os persas na Batalha de Gaugamela e, dessa forma, passaram a controlar algumas regiões da Índia.

Hoje:
- o sistema de castas continua ainda na Índia, embora tenha sido
  abolido oficialmente pela Constituição indiana, em 1950;
- na Índia são praticadas pelo menos oito religiões: hinduísmo,
   budismo, jainismo, zoroastrismo, siquismo, cristianismo,
  judaísmo e islamismo;
- localizada no centro-sul da Ásia, a atual República da Índia 
  tem como capital a cidade de Nova Délhi e possui uma área
  de 3.287.782 km².

cultura-indiana

À esquerda, um encantador de serpentes, tocando um instrumento de sopro, uma prática da cultura indiana, e à direita, exemplo de um bovino em um mercado indiano, considerado como divindade na Índia, podendo circular livremente por todos os locais públicos do país…

 

Referências:

  • CULTURA da Índia: Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_da_%C3%8Dndia. Acesso em: 27/06/2017.
  • ÍNDIA. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/paises/india/>. Acesso em: 27/06/2017
  • PILETTI, Nelson. História: EJA (Educação de Jovoes e Adultos), Ensino Fundamental, 3º Ciclo. São Paulo: Ática, 2003.
Esta entrada foi publicada em História, Uncategorized e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Índia Antiga (Resumo)

  1. ana clara disse:

    Obrigada, professor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.